segunda-feira, 6 de junho de 2011

Paul Lazarsfeld

Vida
O austríaco Paul Lazarsfeld (Viena 1901 – Newark, EUA, 1976) é considerado um dos mais importantes sociólogos do século XX e foi responsável por grandes contribuições metodológicas e científicas no campo dos estudos de opinião pública, marketing político e mídia de massa. Conhecido por suas duas grandes obras The People's Choice (1944) e Voting (1954), nas quais explora e analisa como a comunicação de massa é capaz de influenciar o eleitor na decisão do voto, Lazarsfeld inaugurou um novo paradigma ao formular a idéia de que a comunicação de massa atua em um modelo de “dois níveis”. De acordo com tal concepção, o fluxo de informações transmitido pelos meios de comunicação de massa não atinge o público amplo de maneira direta, mas através de “formadores de opinião”, ou seja, indivíduos que se tornam referência para os demais graças a sua particular expertise em determinado assunto e que transmitem ao público as informações veiculadas pelos meios de massa. As teses de Lazarsfeld, formuladas nas décadas de 40 e 50, abriram caminho para uma série de outros estudos destinados à compreensão dos fenômenos midiáticos envolvendo a opinião pública em uma sociedade que, desde então tem sido profundamente influenciada pela comunicação de massa.

Obras e teorias
Conhecido por suas duas grandes obras The People's Choice (1944) e Voting (1954), nas quais explora e analisa como a comunicação de massa é capaz de influenciar o eleitor na decisão do voto, Lazarsfeld inaugurou um novo paradigma ao formular a idéia de que a comunicação de massa atua em um modelo de “dois níveis”. De acordo com tal concepção, o fluxo de informações transmitido pelos meios de comunicação de massa não atinge o público amplo de maneira direta, mas através de “formadores de opinião”, ou seja, indivíduos que se tornam referência para os demais graças a sua particular expertise em determinado assunto e que transmitem ao público as informações veiculadas pelos meios de massa. As teses de Lazarsfeld, formuladas nas décadas de 40 e 50, abriram caminho para uma série de outros estudos destinados à compreensão dos fenômenos midiáticos envolvendo a opinião pública em uma sociedade que, desde então tem sido profundamente influenciada pela comunicação de massa.

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